Pesquisar este blog

domingo, 20 de fevereiro de 2011

PIRÂMIDE ALIMENTAR

Pirâmides alimentares são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimentos e as proporções que devem ser ingeridas nas refeições de pessoas saudáveis, para ser usado como um roteiro para uma alimentação saudável.
As pirâmides alimentares funcionam da seguinte maneira: A base larga indica os alimentos mais necessários e que devem sem mais consumidos, a medida que vai encurtando, vai diminuindo a necessidade de consumir esses tipos de alimentos, chegando até a ponta da pirâmide que indica alimentos que devem ser ingeridos em poucos quantidades. É bom lembrar que todos os alimentos contidos em todos os grupos são importantes, o que muda é a quantidade a ser ingerida. A quantidade é especificada através das porções para cada grupo.

- Radicais Livres

Os radicais livres são formados a partir do metabolismo das células do nosso corpo. São formados normalmente pelo nosso organismo, mas em quantidades maiores torna-se um problema para a manutenção de funções normais, causando doenças importantes.
E são muitas as doenças relacionadas com a formação de radicais livres e, entre elas, podemos citar, o envelhecimento precoce, alguns cânceres, a artrite e as cardiopatias. Por outro lado, existem os compostos antioxidantes que combatem a formação dos radicais livres pelo nosso corpo. Estes compostos são os agentes responsáveis pela inibição e redução das lesões causadas pelos radicais livres nas células.

Fatores que levam a maior geração de radicais livres e que devem ser evitados:

- Álcool em excesso
- Cigarro
- Alguns medicamentos
- Alimentos industrializados.

Alimentos que devem ser consumidos em boas quantidades, todos os dias por prevenir a formação de radicais livres:

- Mamão, cenoura: são alimentos ricos em β-caroteno.
- Brócolis, salsa, cebolinha: apresentam grande quantidades de flavonóides.
- Laranja, tangerina, morango, abóbora: ricas em vitamina C.
- Chá verde, uva, morango, maça: boas fontes de flavonóides.

- Alimentos Orgânicos

O produto orgânico é cultivado sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos. As técnicas de produção orgânica são destinadas a incentivar a conservação do solo e da água e reduzir a poluição.
Segundo o Instituto Biodinâmico (IBC), a produção orgânica no Brasil cresce 30% ao ano e ocupa atualmente uma área de 6,5 milhões de hectares de terras, colocando o país na segunda posição dentre os maiores produtores mundiais de orgânicos principalmente devido ao extrativismo sustentável de castanha, açaí, pupunha, látex, frutas e outras espécies das matas tropicais. Cerca de 75% da produção nacional de orgânicos é exportada, principalmente para a Europa, Estados Unidos e Japão. A soja, o café e o açúcar lideram as exportações. No mercado interno, os produtos mais comuns são as hortaliças, seguidos de café, açúcar, sucos, mel, geléias, feijão, cereais, laticínios, doces, chás e ervas medicinais.
80% dos projetos certificados no Brasil são de pequenos agricultores familiares (cerca de 20 mil agricultores).
O produto orgânico evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas.
Protege a qualidade da água, a fertilidade do solo, a vida silvestre e são mais nutritivos. O selo de certificação é a garantia do consumidor de estar adquirindo produtos orgânicos isentos de qualquer resíduo tóxico.
O sistema de cultivo orgânico observa as leis da natureza, respeita as diferentes épocas de safra e todo o manejo agrícola está baseado na preservação dos recursos naturais, além de respeitar os direitos de seus trabalhadores.

- Aditivos Alimentares

Os aditivos alimentares podem ser classificados basicamente por dois critérios: pela sua origem e pela sua ocorrência.
Quanto à sua origem, eles podem ser classificados em naturais e artificiais. Os naturais são os obtidos diretamente da matéria-prima, como a lecitina de soja ou de milho e o corante extraído da beterraba. Os artificiais são aqueles produzidos sinteticamente pelo homem. Aditivos artificiais são mais utilizados por terem menor custo de produção, maior pureza e qualidade relativamente maior.
Em relação à sua ocorrência, eles podem ser divididos em intencionais e incidentais. Os intencionais, como o próprio nome diz são colocados nos produtos de forma proposital, seguindo a definição da legislação. Os incidentais são os que aparecem nos alimentos acidentalmente, por exemplo: resíduos de agrotóxicos nos vegetais e de medicamentos nos animais; sujeira proveniente do processo de fabricação, como detergente, óleo de máquina, poeira, etc.; substâncias presentes nas embalagens; contaminação radioativa; e outros.

Principais tipos de aditivos:

* Acidulante: dá gosto ácido a alimentos como refrigerantes e geléias. Não tem efeitos lesivos quando utilizados dentro dos limites.

* Antioxidante: evita o sabor rançoso da gordura e que o alimento se estrague.
* Aromatizante: dá ou realça o aroma e o sabor dos alimentos, para torná-los mais apetitosos.
* Estabilizante: dá "liga" entre os ingredientes e melhora a textura do produto. É usado normalmente em sorvetes e balas.
* Adoçante: substituto do açúcar. Já foi comprovado o poder de gerar câncer da sacarina e ciclamato. O aspartame também é bastante criticado, pois se transforma em nosso organismo em metanol, um álcool extremamente tóxico que causa danos ao Sistema Nervoso. Por isso é recomendável o uso de adoçante natural, como a STÉVIA.

* Conservantes: impossibilitam que o alimento estrague ou atrasam tal processo, aumentando a vida útil destes.

* Corantes: tornam os alimentos mais atraentes. Podem ser naturais (exemplo: urucum) ou artificiais (exemplo: tartrazina, vermelho bordeux). Os corantes artificiais são os mais usados, pelas cores mais vivas e obtenção mais barata; entretanto, podem provocar danos à saúde, principalmente alergias (asma, irritações na pele, rinite), e, à longo prazo, o aparecimento de câncer.

Cardápio Saudável

Café da Manhã Pesquisas mostram que as pessoas que não comem de manha tendem a ganhar mais peso do que as que se alimentam à base se alimentos saudáveis e nutritivos. Sugestão: Fruta, leite desnatado, pão integral, iogurtes, chás e sucos naturais.
Almoço Prepare pratos com proteína, carboidrato, lipídios, vitaminas e minerais. Dê preferência a coloridos, pois a cor indica presença de um ou mais nutrientes. Sugestão: Arroz, feijão, salada, vegetais, legumes, carnes magras cozidas ou grelhadas.
Jantar Evite comer gorduras e carboidratos, pois causam mal-estar e má-digestão, prejudicando o sono, Não fique sem comer e opte por alimentos leves. Sugestão: Saladas, vitaminas, sopas e lanches naturais.
Lanche Entre uma refeição e outra, adquira o habito de consumir frutas, barras de cereais e produtos integrais. Dessa forma, além de manter o peso, você terá uma alimentação saudável e seu organismo não ficará sobrecarregado. Sugestão: Frutas, cereais.




Dieta Alimentar

→ Consuma salada antes das refeições. Além de conter poucas calorias e ser fonte em vitaminas e minerais, ela contribui na diminuição do apetite durante o prato principal.
→ Sopa é uma refeição leve, sendo assim prática e equilibrada. Mantenha sempre em seu dia-a-dia uma alimentação balanceada e hábitos de vida saudáveis.
→ Dê preferência às carnes magras e sem gordura visível, pois possuem menos gordura. Evitando prepara-las fritas.
→ Procure estabelecer horários para as refeições, assim seu organismo se acostumará a uma rotina e isso auxiliará a controlar melhor seu apetite.
→ O leite é uma das principais fontes de cálcio. Inclua em sua rotina diária 3 porções de leite e/ou seus derivados (como iogurtes e queijos, por exemplo).
→ Coma devagar, assim você poderá apreciar os sabores de todos os alimentos.
→ Para uma alimentação equilibrada, o ideal é que sejam feitas 5 refeições diárias.
→ Inclua em sua rotina o habito de beber bastante água e sucos naturais.
→ Faça refeições com alimentos de todos os grupos, como frutas, verduras, legumes, carnes magras, peixes, fibras.
→ Consuma frutas nos intervalos das refeições e sobremesas. Além de saborosas, elas contribuem para uma alimentação saudável.
→ Comer diariamente leguminosos em uma das refeições. Ex: Feijão, lentilha, ervilha, grão de bico.
→ Comer sementes em quantidades moderadas, diariamente. Ex: 3 ou 4 nozes, 8 a 10 amendoins.
→ A carne não deve ser maior do que a palma da sua mão.
→ Prefira alimentos cozidos e assados de forma correta, ao invés de frituras.
→ Quando puder substituir o pão por arroz, coma arroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário