Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

FUNGOS FOTOGRAFADOS EM ERECHIM
















REINO FUNGI

Organismos extremamente adaptados a diversos ambientes úmidos suportam diversas variações de temperatura. Pertencem ao Domínio Eukaryota representados por cogumelos, bolores, mofos, leveduras, orelhas de pau. Provavelmente existam 1,5 milhões de espécies no Planeta das quais somente 70.000 foram descritas.
É deles a responsabilidades da decomposição e manutenção da vida na Terra reciclando a matéria juntamente com as bactérias.
São indivíduos heterotróficos, rompem moléculas orgânicas produzindo energia para sua manutenção liberando para o ambiente a matéria inorgânica.
A penicilina G é um antibiótico natural derivado de um fungo, o bolor do pão Penicillium chrysogenum (ou P. notatum).
Os fungos saprófitas decompõe resíduos complexos de plantas e animais, transformando-os em formas químicas mais simples, que retornam ao solo tornando o solo mais fértil (fertilizantes, humos), mas o crescimento dos saprófitos também podem causar prejuízos, causando o apodrecimento de matérias utilizados pelo homem:
• madeira
• tecidos
• alimentos e outros artigos
Os fungos são importantes na fermentação industrial como fabricação da cerveja, vinho, vitaminas e ácidos orgânicos como o ácido cítrico.
A fabricação de pães e o amadurecimento de queijos também dependem da atividade saprofítica dos fungos.
Como parasitas, os fungos causam doenças em vegetais, animais e também na espécie humana.
Nos humanos podem causar micoses na pele, virilha e dobras em geral. Também causam inflamações nas unhas desde a ponta até sua base.
Conhecido como “sapinho” ataca a boca, nos genitais causam corrimento esbranquiçado. Podem ser devastadores nos inumo-deprimidos como os aidéticos e atacam órgãos internos como intestinos e até as membranas meninges.
Apreciados na culinária constituem ingrediente de pratos deliciosos como “estrogonofe de champignon”.
Os liquens são associações simbióticas de mutualismo entre fungos e algas. Os fungos que formam liquens são, em sua grande maioria, ascomicetos (98%), sendo o restante, basidiomicetos. As algas envolvidas nesta associação são as clorofíceas e cianobactérias. Os fungos desta associação recebem o nome de micobionte e a alga, fotobionte, pois é o organismo fotossintetizante da associação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário